Mutirão da saúde para refugiados sírios é realizado na Mesquita do Pari

02/06/2014

No último sábado (31) foi realizado na Mesquita do Pari o mutirão da saúde para refugiados sírios

Por Maura Silva

 

O evento que foi feito em parceria da UNI com a secretaria municipal de saúde e a coordenadoria de imigração atendeu dezenas de refugiados. Na ocasião foram oferecidas vacinação gratuita, exames de rotina (diabetes, colesterol e etc), atendimentos psicológicos e sessões de acupuntura, além da confecção da carteira de trabalho e do cartão do Sistema Único de Saúde.  A primeira dama de São Paulo Ana Estela Haddad também veio conferir de perto o trabalho que realizado com os sírios. Ana Estela que elogiou a ação e o trabalho de acolhimento aos refugiados, ratificou que ações como essa contribuem de maneira positiva para a adaptação dessas pessoas que chegam tão debilitadas física e emocionalmente.

A Síria enfrenta, desde março de 2011, uma guerra que já deixou pelo menos 130 mil mortos, destruiu a infraestrutura do país e gerou uma crise humanitária regional. Quase três anos depois, as partes envolvidas e a comunidade internacional tentam fazer estabelecer em conjunto os termos para paz.

Uma segunda conferência de paz, chamada Genebra II, foi realizada em janeiro na Suiça. Entretanto, após mais de uma semana de negociações, houve poucos avanços.

Uma nova rodada foi iniciada em 10 de fevereiro, terminando no dia 15 novamente sem decisões e com acusações mútuas entre governo e oposição. Uma terceira rodada será feita em data ainda não definida. Mais de 2 milhões deixaram o país em busca de refúgio em nações vizinhas, aumentando as tensões entre os países vizinhos. Outros 4,25 milhões de sírios tiveram que se deslocar dentro do país devido aos combates.A situação sanitária se agrava, as organizações de ajuda não conseguem acesso a regiões inteiras do país, e a economia encolhe em meio aos combates.

A UNI segue juntamente com o Comitê de apoio aos refugiados sírios na tentativa de ajudar de maneira direta todos aqueles aqui chegam em busca de ajuda 



Voltar



UNI União Nacional Islâmica
Telefones
(5511) 3227-9660
(5511) 3227-8663
uni@uniaoislamica.com.br

Imprensa
Núcleo de Jornalismo da UNI:
e-mail: imprensa@uniaoislamica.com.br / redacao.uni@gmail.com

© Copyright 2012.
Todos os direitos reservados.