Dia do Islã é celebrado na Confraria Chaizulia Yachrutia

14/05/2014

Evento reuniu comunidade muçulmana, representantes e divulgadores do Islã

 

Por Maura Silva

 

No último sábado (10) a União Nacional das Entidades Islâmicas celebrou o Dia do Islam, no salão principal da  Confraria Chaizulia Yachrutia do Brasil, no Riacho Grande, em São Paulo.

A data, instituída em 2009 pela então deputada Haifa Madi, é comemorada anualmentno dia 12 de maio e, desta vez, a celebração ganhou mais possibilidades que muito podem orgulhar a comunidade muçulmana.

Os presentes no evento discursaram em defesa da cultura islâmica e de seu povo que, sabemos todos, tem importância máxima na sociedade brasileira. O evento contou com apresentações, entre elas do cantor sírio, Omar Souleyman e dos alunos da escola islâmica 24 de março. 

A entidade também homenageou algumas figuras importantes para a comunidade muçulmana que trabalham em prol do Islam, tendo como objetivo, a necessidade de preservação da cultura, garantia da prática e liberdade religiosa.

O Sheikh da UNI, Khaled Taky El Din salientou em seu discurso a importância da criação desta data para a comunidade. El Din também pediu o fortalecimento das entidades na divulgação do Islã.

 

O evento contou também com a exibição de um vídeo, produzido pelo cineasta Fauze Mansur. O vídeo falou sobre as conquistas da comunidade muçulmana engrandecendo os seus feitos e ratificando o papel do Islam na história. O filme citou as realizações da entidade e também falou sobre o papel que cada um deve exercer a fim de garantir a proteção do Islam seguindo na luta por justiça e na prática da religião sem denegrir a imagem dos muçulmanos.

 

O papel das entidades na comunidade

O Dia do Islã foi celebrado no fim de semana de comemorações ao Dia das Mães, e o atual presidente da União Nacional Islâmica, Mohamad al Bacha, também falou sobre o tema em seu discurso, agradecendo os presentes  e reverenciando a figura da mulher e mãe na sociedade. “Eu, além de agradecer a toda a comunidade muçulmana, não posso deixar de falar da importância da mãe e da mulher na história do Islã”. 

 

A UNI gostaria de agradecer à todos os membros da Confraria Chaizulia Yachrutia  do Brasil, seu presidente, membros e frequentadores pela recepção, respeito e carinho com o qual todos foram tratados nesse dia tão especial para a nossa comunidade. Momentos como esse nos faz seguir firme na luta pela divulgação e ratificação do Islam nesse país que tão bem nos acolheu.  

 

  

                                                                                  

 

 

                                                                       

.

Abaixo segue o link do vídeo produzido pela UNI em homegame ao Dia do Islam: https://www.youtube.com/watch?v=Zx-Fh_mKkUg

.

 



Voltar



UNI União Nacional Islâmica
Telefones
(5511) 3227-9660
(5511) 3227-8663
uni@uniaoislamica.com.br

Imprensa
Núcleo de Jornalismo da UNI:
e-mail: imprensa@uniaoislamica.com.br / redacao.uni@gmail.com

© Copyright 2012.
Todos os direitos reservados.