Substância inflamável utilizada no incêndio da Comunidade Islâmica no Sudeste de Houston

18/03/2015
Houston (KTRK) - Os bombeiros agora dizem que uma substância inflamável foi usada num incêndio que ocorreu num Centro de Educação da Comunidade Islâmica no sudeste de Houston na manhã dessa sexta-feira e um grupo está pedindo investigações para saber se foi um possível crime de ódio.
 
 Os bombeiros de Houston disseram que o fogo no Instituto Islâmico Quba começou às 5 da manhã. A causa ainda está sendo investigada, mas o Departamento de Incêndio de Houston diz que uma substancia inflamável foi utilizada, o que, geralmente aponta para um ato proposital. Os investigadores se encontraram com líderes de outro Centro Islâmico nas imediações do incêndio, avisando-os do possível ato criminoso, e que por isso devem ficar alerta.
 
O Conselho de Relações Americano-Islâmicas está convocando autoridades federais para investigar o incêndio como possível crime de ódio.
 
Esta convocação partiu de Ahsan Zahid, Iman assistente do Instituto, que conversou com o investigador de incêndios criminosos sobre seus resultados preliminares.
 
Zahid disse: “Eles disseram que o cão farejador entrou e encontrou algumas substâncias dentro do local e ele disse ‘Pelo que eu vi até agora, devo dizer que o fogo é incendiário, o que significa que foi iniciado propositalmente’. Isso é tudo que posso dizer no momento. Eu não quero especular”.
 
Embora seja desconhecido se o incêndio foi acidental ou deliberado, o FBI está monitorando a situação.
 
O fogo destruiu a parte posterior do prédio, parte em que os membros usavam apenas para armazenamento de livros, suprimentos e mobília.
 
“Os danos na parte posterior do prédio é total”, disse o chefe do Departamento de Incêndio do distrito de Houston Ken Tyner. “Toda a parte de trás do edifício está queimada”.
 
O Iman assistente disse que encontrou uma mesa vandalizada e totalmente destruída na propriedade esta manhã e que ele também ouviu gritos de zombaria.
 
No começo da semana, um homem mascarado tinha sido visto rondando o Instituto e teve que ser expulso da propriedade.
 
A mesquita e a escola na parte frontal da propriedade ficaram intactas, mas os frequentadores estão tomados por um sentimento de ansiedade.
 
“A primeira coisa que nós pensamos são os crimes de ódio que podem acontecer”, disse Hala Saadeh, que frequenta o centro comunitário. “Diz bem na entrada – Instituto Islâmico. Nós não estamos nos escondendo”.
 
Salman Zahid, um professor do Instituto, disse: “Essa é como a minha segunda casa, sabe? Eu venho aqui...passo a maior parte do meu dia aqui”.
 
O Instituto postou uma mensagem em sua página no Facebook sobre o incêndio.  Lê-se, em parte: “Houve um acontecimento trágico no Instituto Islâmico Quba essa manhã. Por volta das 5 da manhã um incêndio se iniciou no nosso terceiro prédio. O incêndio foi tão grave que todo o imóvel e seu conteúdo foi destruído. Mas, Alhamdulillah, nós estamos vivos, seguros, e unidos, pela graça de Allah!...Todas as atividades continuarão hoje, Inshallah. Jumuah Salah e a Noite da Família acontecerá como o planejado, Inshallah. Nós pedimos que rezem pelo Instituto, que Allah nos proteja e nos faça Luz para todo o Mundo contemplar”. Para ler a postagem completa vá para a página no Facebook
 
O Departamento dos Bombeiros de Houston disse que ninguém estava no prédio no momento do incêndio, então não há feridos. Eles relataram que o incêndio estava sob controle por volta das 06h15min da manhã.
 
Funcionários do Centro Islâmico estimam os danos em torno de U$100.000.
 
 
 
Fonte: Eyewitness News


Voltar



UNI União Nacional Islâmica
Telefones
(5511) 3227-9660
(5511) 3227-8663
uni@uniaoislamica.com.br

Imprensa
Núcleo de Jornalismo da UNI:
e-mail: imprensa@uniaoislamica.com.br

© Copyright 2012.
Todos os direitos reservados.