As dificuldades que os jovens enfrentam para a prática do Islã

 

EM NOME DE DEUS, O CLEMENTE, O MISERICORDIOSO!

 

Louvado seja Deus, Senhor do Universo, que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre seu Nobre Profeta, sua família, seus companheiros e sobre todos os muçulmanos até o dia do Juízo Final.

Queridos irmãos e irmãs, os jovens são a base para o desenvolvimento de qualquer nação, pois a juventude significa a vida, a esperança e o futuro. Podemos considerar que a fase da juventude é a primavera da vida. Um ser humano pode sofrer com a perda de uma pessoa querida ou um amigo amado, mas a maior perda que um ser humano pode sofrer é a perda dessa fase. Por isso, o profeta (SAAS) orientou aos jovens a aproveitarem essa fase da vida, e não perdê-la com as coisas inúteis. Essa orientação surge quando ele diz “aproveita a sua juventude antes que você envelheça”. E alertou também que o ser humano, no Dia do Juízo Final, será questionado sobre a vida inteira, e que uma pergunta será feita especialmente sobre o período em que se foi jovem, o que se vivenciou. Por isso, queridos jovens irmãos, vamos ouvir a palavra de Allah e a palavra de seu profeta (SAAS), que são os melhores conselhos e orientações que existem.

Os inimigos dos jovens buscam sempre afastá-los da religião, sugerindo a eles que a religiosidade é um atributo dos idosos e que nada tem a ver com a juventude. Os inimigos dizem que os jovens têm que aproveitar a juventude e sentir o maior prazer possível durante essa fase da vida. Que as mesquitas e as aulas de religião não são lugares adequados para os jovens. Com isso, preferem lugares especialmente ambientados para jovens que gastem a sua energia, força e inteligência inutilmente. E são nesses lugares que estão disponíveis tudo o que destrói os jovens e acaba com o seu futuro.

Queridos irmãos, Deus, o altíssimo, no Alcorão Sagrado, citou uma história de alguns jovens virtuosos que não aceitaram a vida mundana e negaram as práticas que o seu povo executava de adorar estátuas e de desobedecer nosso Criador. Esse é um exemplo de que há jovens com a mesma consciência, ou mais, que adultos ou idosos. Por isso, eles merecem ser exemplo para todos os jovens e que suas histórias sejam citadas no Alcorão, como no capítulo completo nomeado “A Caverna”, em alusão ao local onde eles ficaram. Essa é uma surata recomendada a todo muçulmano, a ser recitada todas as sextas-feiras. Deus disse no Alcorão Sagrado “Eram jovens que acreditavam em seu Senhor e pelo quê os aumentamos e orientação”, surata 18, versículo 13.

Sim queridos irmãos, eram apenas jovens, não eram profetas nem sábios, mas sim jovens que tinham uma grande fé. Saíram da cidade grande para uma caverna apertada, deixando para trás seus lares confortáveis para morar numa caverna. Para quem tem o coração preenchido de fé, isso não é nenhum sacrifício. O bom muçulmano vê no deserto um paraíso quando ele sente que Deus está com ele, e ele vê a caverna como um palácio, se assim Deus definir.

Caro irmão, se Deus está com você, ninguém pode ir contra. E se Deus está contra, ninguém poderá ser contido. Esses jovens não saíram por causa de dinheiro e riqueza, pelo contrário eles deixaram tudo isso para trás. Saíram para adorar Allah e obedecê-lo. Por isso, Allah, louvado seja ELE, realizou um milagre, fazendo com que eles dormissem mais de 300 anos para depois acordar e retornar à cidade de origem, para servir de lição e exemplo a ser seguido por todas as gerações.

A lição que podemos absorver desta história é que o jovem tem o importante papel de corrigir e construir uma cidade virtuosa. Quem quiser ler a história completa, a encontra na Surata da Caverna, do versículo 9 ao 26.

Queridos irmãos e irmãs, os jovens são o termômetro de qualquer nação. Desta maneira, se queremos medir o avanço de um país, temos de olhar para os jovens. Se a nação tem juventude religiosa e não enfraquece diante de seus desejos e instintos, essa nação terá um futuro iluminado. Mas caso contrário, se os jovens se perderem nas tentações e se preocuparem somente a atender os próprios desejos, não haverá próspero futuro para a nação, que não será elevada por bons atributos e virtudes.

Queridos irmãos e irmãs, uma das tarefas que ajudam a juventude a superar os problemas comuns, é preencher o vazio em si, pois o vazio é um perigo muito grande para qualquer jovem. E nunca podemos esquecer de que a crença e confiança em Deus, o otimismo, a esperança, ter um objetivo grande na vida e não perder o tempo inutilmente são atitudes fundamentais para o jovem. Outro conselho para o jovem é ler alguns exemplos humanos de nossos antepassados, aqueles que conseguiram deixar marcas na história, e tomá-los como exemplos a serem seguidos, exemplos vistos no Alcorão e na biografia do profeta e de seus companheiros.

Pedimos a Allah que proteja todos os jovens de todos os males e que os ajude a se manter no caminho certo, longe de todas as tentações e desvios. Amém!

 

Ouça o sermão



Voltar



UNI União Nacional Islâmica
Telefones
(5511) 3227-9660
(5511) 3227-8663
uni@uniaoislamica.com.br

Imprensa
Núcleo de Jornalismo da UNI:
e-mail: imprensa@uniaoislamica.com.br

© Copyright 2012.
Todos os direitos reservados.